Pátio do Colégio ou Pateo do Collegio

A origem da grande metrópole de São Paulo estava na construção do colégio dos jesuítas e que permanece até hoje. A primeira versão da escola cujo nome era Colégio de São Paulo de Piratininga foi fundado em 25 de janeiro de 1554, pelo padre Manoel de Nobrega. Ele tinha o objetivo de ensinar aos índios os princípios do cristianismo. Em uma pequena troca, os indígenas faziam as redes para os jesuítas dormirem ali mesmo no colégio que de início era
uma pequena cabana de pau a pique, coberta de palha, com cerca de 90 metros quadrados.
Dois anos depois, foi construído um novo colégio e a Igreja de Bom Jesus, agora em taipa de pilão. O colégio foi construído em um local estratégico de segurança, no alto de uma colina, pois os portugueses, os quais exploravam o Brasil, queriam escravizar os índios. Entretanto, mesmo assim, os jesuítas foram expulsos em 1640. Depois, o Pátio do Colégio serviu de 1765 a 1953 como Palácio dos Governadores. 
Hoje, o colégio é o atual Museu Anchieta inaugurado em 1759, um dos mais visitados de São Paulo, conta com algumas culturas indígenas, uma pinacoteca, objetos do jesuíta padre Anchieta, exposições de arte sacra entre outras coisas. O Pátio do Colégio também abriga diversas atividades culturais.
-Kailane Ferreira

Deixe um comentário